terça-feira, 29 de janeiro de 2013

LUGARES EXTREMOS - PARTE 1: Qual o menor país do mundo em extensão? E o mais pobre? E o que tem menos gente?













Confira alguns lugares que são conhecidos por suas características extremas...



1. Qual o menor país do mundo (em extensão)?

É o Vaticano (Figura 1), que se estende por uma área de 0,44 km² e conta com uma população de 800 pessoas (todas ligadas à Igreja). Mesmo conseguindo independência em 1929, há controvérsias no entendimento da ONU quanto a sua autonomia, já que o regime do Vaticano é o Teocrático, ou seja, uma nação governada por Deus (e tem como seu representante o papa). A referida organização não reconhece um governo teocrático.

Figura 1: Vaticano.
Fonte: Terra Brasil, 2012.

2. Qual o menor país do mundo (em população)?

De acordo com a ONU, a nação com menor número de habitantes no mundo é a Pitcairn Island, localizada quase no centro do Oceano Pacífico (Figura 2 e 3).

Figura 2: Localização da Pitcairn Island (seta branca).
Fonte: Google Earth, 2013.

No último senso (que deve ter sido feito em, no máximo, meia hora) foram contabilizadas 50 pessoas, distribuídas em uma área total de 47 km². A economia gira em torno da pesca e eles tem até uma constituição própria.

Figura 3: Pitcarin Island
Fonte: Google Earth, 2013.
3. Qual o país mais pobre do mundo?

É o Zimbabwe. É uma Republica Semipresidencialista, tem mais de 12 milhões e 500 mil habitantes e tem o pib per capita de apenas US$ 268,00. O Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas do país, não ultrapassa US$ 2,210 bilhões. Prova da economia deficiente são as notas emitidas de dólares zimbabweanos, que ultrapassam, e muito, seis casas decimais (!)

Figura 4: Nota de 250 milhões de dólares zimbabweanos.
Fonte: Foreign Policy, 2008.
Desburocratizando a explicação, em tese, quanto mais zeros tem as notas, maior a inflação do país. O Zimbabwe já chegou a registrar um sistema inflacionário de 2.200.000 % ao ano!
Em termos comparativos, o filme Avatar, de James Cameron, gerou uma bilheteria superior à riqueza concentrada de todo o país.

Bem, é isso. Outros artigos serão feitos exaltando situações e características extremas de diversos lugares do globo!








Nenhum comentário:

Postar um comentário