segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

GEOGRAFIA: Piroclasto













Afinal? O que é piroclasto?



Na Geologia, os piroclastos são corpos sólidos expelidos por uma erupção; toda e qualquer substância que é ejetada pra fora de um vulcão se enquadra nesse conceito. De acordo com a dimensão dos "grãos", esse fenômeno recebe nomes específicos, como cinza vulcânica (partículas menores que 2mm), areias vulcânicas (partículas entre 2mm e 5mm), lapili (entre 5mm e 5cm) e bombas vulcânicas (superior a 5cm, como pode ser observado na Figura 1).

Figura 1: Bomba vulcânica
Fonte: CulturaMix, 2012.
Quando um vulcão entra em erupção, seu poder de destruição é maximizado pelo lançamento de rochas ígneas muito pesadas. Em alguns casos, o "projétil" pode chegar a 6 metros de diâmetro.

Figura 2: Bomba vulcânica quase esférica, de grande dimensão.
Fonte: Meteonetwork, 2012.
Essas bombas podem sair pela chaminé vulcânica ainda em estado pastoso (envolvendo um núcleo sólido) e, ao serem lançadas vários quilômetros pra cima, começam a se solidificar na sua queda livre. Além disso, quando a erupção é muito forte, as próprias paredes da saída do vulcão também se tornam bombas vulcânicas em potencial.
Com a agregação de piroclastos, formam-se as rochas piroclásticas, que são ígneas, mas se assemelham às rochas detríticas de natureza sedimentar, por conta de sua granulometria irregular.

Referências:

METEONETWORK Prime prove con il Sigma 10-20. Disponível em: http://forum.meteonetwork.it/scuola-fotografia-digitale/83305-prime-prove-sigma-10-20-a.html. Acesso em 28 de janeiro de 2013.


PIROCLASTO. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. [Consult. 2013-01-28].
Disponível na www: <URL: http://www.infopedia.pt/$piroclasto>.


Nenhum comentário:

Postar um comentário