quarta-feira, 5 de setembro de 2012

IMAGEM DO DIA: Poços jorrantes - PI

Tirei essa foto em 2007 em Cristino Castro, município do Piauí. Até hoje não fecharam o registro!

Localizados no meio do sertão piauiense, espaço marcado por uma preocupante escassez de água, os poços jorrantes são um misto de falta de planejamento e cinismo, ao serem classificados muitas vezes como "ponto turístico". 

Poços Jorrantes de Cristino Castro - PI: espaço marcado pelo desperdício
Fonte: O Autor (2007).

O mais preocupante é que não são somente os dois poços Violetas (Figura abaixo) que transbordam, mas DEZENAS de outros espalhados pela região. Alguns são até utilizados para abastecer piscinas de estabelecimentos comerciais das redondezas... enquanto isso, em alguns municípios limítrofes (como em Caracol - PI), há o racionamento de água para a população e a crescente mortalidade de animais e plantações.
Somente um desses joga fora UM MILHÃO de litros de água POR HORA... por mais que haja um planejamento para o aproveitamento da reserva de água, o precioso líquido continua seu rumo... mas sem destino.

3 comentários:

  1. Feliz colocação professor! Recentemente viajei ao sul do Piauí e é triste a situação daquela região, a paisagem se transforma em cinza, não só das constantes queimadas, como das árvores que não tem como resistir ao calor e ao sol, acabando por morrerem secas. O mesmo acontece com os animais, que por falta da chuva, não tem pasto para se alimentar e nem seus donos tem como plantar, pois nem água para beber têm, quanto mais para irrigação.
    É aí então que entra o descaso dos nossos governantes, que poderiam resolver a vida de muita gente por lá, mas fecham os olhos para o que é tão obvio. Enfim, não irei aqui falar de política, só gostaria mesmo que houvesse um planejamento para o aproveitamento dos NOSSOS POÇOS JORRANTES, e assim acabar com o sofrimento dos menos favorecidos...

    ResponderExcluir
  2. Cenário triste...Quanto desperdício!

    ResponderExcluir
  3. É uma dicotomia muito grande o que acontece no Brasil. Em um mundo perfeito (que é uma utopia), se tudo fosse feito pensando no coletivo, já estaríamos em um patamar de riqueza (aliada com sustentabilidade) superior a qualquer outra nação, por conta da nossa potencialidade natural...

    ResponderExcluir